Estacionamento Solar um projeto de com vários benefícios

Uma tendência europeia que chegou ao Brasil são os estacionamentos solares, além da proteção para os veículos, estacionamentos com energia elétrica limpa através dos módulos solares, ou painéis solares, que transformam a luz solar em energia elétrica atra

Uma tendência europeia que chegou ao Brasil são os estacionamentos solares, além da proteção para os veículos, estacionamentos com energia elétrica limpa através dos módulos solares, ou painéis solares, que transformam a luz solar em energia elétrica através do processo de um processo chamado fotovoltaico.

Com a crescente frota de veículos elétricos, será cada dia mais comum estes estacionamentos nas cidades brasileiras, hoje já temos corredores elétricos cobrindo grandes estradas com fluxo de veículos, em que os usuários destes veículos podem ir como por exemplo de São Paulo ao Rio de Janeiro pelas principais rodovias sem ter que se preocupar com falta de lugar para recarregar seus veículos.

Além destes estacionamentos para carregar veículos elétricos, também existem as garagens solares que garantem uma bela sombra e geram energia elétrica seja para residências, comércios ou indústrias próximas.

Neste último ano a Hold Energia Solar participou do projeto que nomeamos de “A Primeira Garagem de Energia Solar Para Caminhões do Brasil”, na cidade de Orindiúva, interior de São Paulo, que de fato foi a primeira deste tipo e tamanho ser instalada. Uma obra em parceria com a Grisomaq Serviços Agrícolas que foi originalmente construída para abrigar a frota de caminhões e outros implementos agrícolas da empresa.

Há muitos exemplos deste empreendimento pelo Brasil, os europeus chamam de carports (do francês “porte-cochère”, nome de uma cobertura utilizada nos anos de 1930 como referência a estacionamentos sem parede), que além de gerar energia limpa também virou uma ferramenta de marketing sustentável para muitas empresas que tem essa visão.

Em geral os carports geram energia também para estruturas e não somente para os veículos que serão abastecidos. É um tipo de empreendimento ainda pouco explorado no Brasil, mas devido a sua utilidade e também pela quantidade de benefícios que agrega, nesta próxima década veremos o seu crescimento exponencial pelo Brasil e pelo mundo.

Compartilhe: